terça-feira, 20 de maio de 2014

O que fazer com o lixo?


Essa é uma pergunta que tenho feito constantemente. O que posso fazer com o meu lixo de cada dia?! O que posso fazer pra que esse lixo todo cause menos impacto negativo no meio ambiente?

Desde quando comecei me questionar, ciente de que cada um  pode e deve fazer algo, várias respostas passaram pela minha cabeça. A que mais gosto é  a que mais parece utópica. Para todos com quem comento, dizem ser  uma fantasia.

Resolvi dividir com vocês, mesmo com risco de assinar a declaração de ridícula.
Aí vai: Imaginei porque não temos uma lei municipal que regulamente a coleta seletiva de lixo em Belém. Todo o dinheiro arrecado com o lixo reciclável  seria revertido para a Educação de crianças em situação de risco social.

Como seria isso na prática?! Imagine  uma vez por semana, passando na sua rua, um caminhão para coleta somente do lixo reciclável. Já o caminhão para a coleta do lixo orgânico continuaria passando duas vezes por semana, normalmente. O lixo reciclável seria vendido diretamente para as empresas e o valor arrecadado, passaria por  prestação de contas e aplicado corretamente ao que for determinado por lei.

Acredito que a população iria aderir a idéia e separaria o lixo orgânico do reciclável. Mas, posso  estar errada. Afinal, não sou dona da verdade e  toda essa logística envolve muitas ações. Sem contar, que mexe nos bolsos de muita gente que já ganha dinheiro com o reciclável.

Percebi isso ao comentar a idéia com o coordenador de uma ONG, ele disse, “Isso tiraria o dinheiro de muitas cooperativas de reciclagem de lixo e jogaria o dinheiro direto na mão de políticos”. Na opinião dele, o dinheiro arrecadado com o lixo não seria aplicado ao que imaginei, como muitas verbas já não são aplicadas corretamente no Brasil.”

Sei que vivemos num país onde as leis já estão ultrapassadas, onde a corrupção na política é algo comum. Mas, porque não acreditar que poderia dar certo?!  
Tenho consciência que  há muito a se discutir, são vários pontos a favor e contra. Por que não pensar em soluções, por mais absurdas que pareçam?

Acredito que falar disso com seriedade já é um pontapé inicial, quem sabe chegamos a ações concretas e façamos diferença quanto ao destino do lixo! E você o que pensa?!