domingo, 26 de abril de 2015

PEIXINHO DO FORNO PARTE FINAL

 6- Retire a assadeira da geladeira com o peixe maravilhoso, escorra um pouco a água do pirex e vá colocando aos poucos o molho que você preparou sobre o peixe. Sabe aquelas rodelas lindas de tempero que deixou reservadas, coloque por cima do molho. Agradeça a vida, agradeça a Deus e coloque o peixinho lindo no forno. Ah, o ideal é quando você começar a cortar os temperos, ligar logo o forno pra aquecer em fogo baixo.

  7-  Nesse momento regule a temperatura do forno para 180 a 220 graus Celsius e deixe o peixe assar por 40 minutos.  Tem gente que gosta só de 30 minutos. Eu é que gosto bem sequinho. 


  8- Depois desse tempo, retire do forno (com cuidado por favor) e coma com prazer!!!




PEIXINHO NO FORNO PARTE II

PARTE II

  4- Nessas horas, eu gosto de colocar uma música, ficar bem, ficar feliz! Se tiver um vinhozinho pra ir tomando em quanto cozinha melhor...


  5- Coloque a panela pra aquecer, fica observando, colocar o azeite extra virgem (caso não tenha, use o óleo que tiver). Perceba que está aquecido,  coloque o alho e a cebola juntos, frite, sinta o perfume invadindo sua cozinha...hummmm. Quando a cebola soltar bem a água, acrescente os outros temperos. Frite mais um pouco. Em seguida acrescente o restante dos ingredientes aos poucos e vá mexendo. No caso dessa receita: a azeitona picada, o extrato de tomate e o shoyo. Nesse momento é bom provar um poquinho esse molho, pra saber se está gostoso, se está no ponto que você gosta do sal. 






PEIXINHO DE FORNO PARTE I

PEIXINHO NO FORNO

Ingredientes:
- 01 quilo de filé de peixe da sua preferência; 02 pimentões pequenos;  01 cebola e meia (média);
- 06 pimentinhas verdes de cheiro; 02 tomates; 03 dentes de alho; Sal a gosto; Meia xícara de azeitonas sem caroço picadas (ver imagem);  Meia xícara de shoyo (ver imagem); Meia xícara de extrato de tomate (ver imagem); Meia xícara de azeite extra virgem (ver imagem);


 Modo de preparo:

    1-  Nesse caso, eu usei um quilo de filé de peixe sem espinha (dourada). Mas, pode ser feito com o peixe da sua preferência. Lave o peixe, eu lavo com limão e água. Mas, se um dia, num sufoco não tiver limão, coloque vinagre na água e lave, deixe um minutinho de molho. Escorra a água.

   2- Prepare num copo a vinha dalha do peixe: água, pouquinho de pimenta cominho, um dente de alho amassado, sal a gosto, se tiver tempero próprio pra peixe coloque (fica muito bom!). Misture tudo no copo até ficar homogêneo. Depois despeje por cima do peixe numa assadeira. Coloque a assadeira (pirex) na geladeira. O peixe fica pegando o gostinho do sal e temperos!  Deixa ele quietinho lá...ficando gostoso...kkkk

   3- Corte todos os temperos que você gostar. Tudo bem picadinho e separadinho, isso facilita na hora que vai executar a receita. Eu sempre gosto de deixar umas rodelas grandes, pra colocar depois por cima, pra enfeitar. Mas, isso fica a seu critério.




quarta-feira, 22 de abril de 2015

VAI UMA FRUTA AI?


Nessa vida tão louca, apreciar pequenos momentos com parentes e amigos é um alívio. E quem disse que podemos aproveitar só se for bebendo cervejas e comidas altamente calóricas. Nada contra, até porque também gosto de tudo isso... Mas, confesso, já fico muito feliz com as comidas saudáveis.

Hoje, percebo que adiamos ficar felizes porque nos impomos tantas condições pra isso. E quem sabe – talvez e para alguns - é só olhar em volta, prestar mais atenção nesses pequenos momentos. Fazer coisas simples, de comer uma fruta, de conversar, de sentir o outro, de interagir olho no olho, de dar e receber aquele  abraço caloroso (verdadeiro por favor), que recarregamos nossa bateria da FELICIDADE!

sábado, 18 de abril de 2015

CAMINHADA

Hoje, foto depois de uma boa caminhada. Quis registrar, compartilhar (...) Já fiz tantas dietas, tanto e tantos pra ficar mais magra. Mas, hoje decidi fazer tudo por prazer, por prazer de estar VI-VA! Caminhar com esperança, com alegria, com amor. Decidi me amar, acima de tudo. E algo lá no fundo do coração (talvez intuição) me diga que esse é o caminho mais certo pra seguir. Gorda, gordinha, fofinha ou quem sabe até MAGRA (por que não?), EU ME AMO e quero ser é FELIZ!! O resultado...também quero descobrir. Por enquanto, vou seguir nessa CAMINHADA! (18.04.2015, SÁB).



terça-feira, 7 de abril de 2015

PARADA OU PARADOS?


           É nessa parada de ônibus, localizada na Estrada Nova, Bairro da Condor, em Belém, mais precisamente em frente a antiga CTBEL, que Isolene de Souza e sua filha de apenas nove anos deveriam esperar os ônibus das linhas Cremação e Cipriano Santos.
         Deveriam. Mas, levando em conta as imagens, nem precisamos perguntar o por que de não usarem, não é mesmo?
           Registrando, as fotos foram feitas pela própria Isolene de Souza, créditos para ela literalmente. Por não ficar "parada" diante da situação de abandono desta parada de ônibus. Ela afirma que "é uma falta de respeito com a população"
            É bem fácil entender a indignação de Isolene. Constatar que serviços básicos não são oferecidos com a qualidade merecida por cidadãos que pagam tantos impostos, aborrece, chateia. Mas, não pode nos paralisar.
              Então me pergunto, estamos conformados em não cobrar nossos direitos garantidos em lei e em constituição? Prefiro acreditar utopicamente que Isolenes, Marias, Joãos e Josés já não aceitam mais ficar calados e "parados" diante de situações como esta.